Sindicomerciários São Leopoldo | Prefeito Vanazzi anuncia liberação do saque do FGTS para população atingida por ciclone
1956

São Leopoldo – Moradores dos bairros Arroio da Manteiga, Campina, Feitoria, Pinheiro, Rio Branco, Rio dos Sinos, Santo André, Santos Dumont, São José e Vicentina podem sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ajudar neste momento de retomada e reconstrução. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo pelo prefeito Ary Vanazzi na Rádio da Prefeitura de São Leopoldo. A previsão é que 130 mil pessoas sejam beneficiadas com a medida.

“A liberação dos recursos do Fundo é muito importante, especialmente pois trata-se de uma demanda que solicitamos junto ao Governo Federal que é fundamental para a população atingida pelas chuvas que tenha saldo do FGTS, recomeçar sua vida”, destacou.

Para evitar filas, a recomendação é que o pedido seja feito por meio do aplicativo da Caixa. O prazo de solicitação é de 90 dias. Serão exigidos documento de identificação pessoal e comprovante de residência emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência, como conta de água, luz ou telefone.

O secretário Geral de Governo Nelson Spolaor chamou a atenção para o esforço do governo em buscar alternativas para as famílias. “Muitas pessoas perderam móveis, utensílios e nós seguimos ajudando na esfera municipal e no acesso de recursos que ajudem nesse recomeço”, reforçou.

Quem pode sacar?

Os trabalhadores que possuam saldo em conta vinculada de FGTS, que tiveram sua residência danificada pelo desastre natural, moradores das regiões afetadas, de acordo com o decreto de calamidade reconhecido por meio de portaria do Governo Federal e que não realizou saque por este motivo nos últimos 12 meses.

O valor do saque será equivalente ao saldo existente na conta vinculada na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 por evento caracterizado como desastre natural.

“É mais um passo que a gente dá depois da situação vivida em 16 de junho. Primeiramente ajudamos 1226 pessoas desabrigadas. Num segundo momento, auxiliamos com comida e materiais de limpeza. O terceiro passo é possibilitar o saque do FGTS. É uma boa notícia para a população de São Leopoldo que passou por momentos difíceis nos últimos dias”, salientou o secretário de Assistência Social Fábio Bernardo da Silva.

Confira o passo a passo de como solicitar o saque do seu FGTS pelo aplicativo FGTS Caixa para receber automaticamente 100% digital os valores liberados:

1 – Realizar o download do app FGTS  Caixa –  disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

2 – Inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;

3 – Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

4- Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

5- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. Informações sobre a documentação:

– Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte; • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

– Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.