Sindicomerciários São Leopoldo | Outubro Rosa – A prevenção é o melhor caminho!
2009
post-template-default,single,single-post,postid-2009,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive

Outubro Rosa – A prevenção é o melhor caminho!

Começamos o mês de outubro, conhecido pela cor rosa em função da campanha de conscientização do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Você muito provavelmente já recebeu algum material com um lacinho cor de rosa. Esse símbolo, que ganha a cada ano mais força ao redor do mundo, surgiu em 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, idealizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York.

Não demorou muito para que campanhas com o tema “Outubro Rosa”, cor do laço entregue nas ações inicialmente, fossem se estabelecendo por várias regiões. Hoje, empresas, organizações e instituições públicas e privadas se organizam anualmente para fazer de outubro um momento de debate junto a sociedade sobre a conscientização da importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama e de colo do útero quando detectados em fase inicial têm grandes chances de cura, chegando a 95%. A prevenção através do autoexame e consultas regulares com médicos para a realização de exames de imagem são os melhores caminhos para evitar que a doença se propague.

Algumas informações importantes:

– 80% dos casos tem origem nos ductos mamários e, por isto, tem o nome de Carcinoma ductal;

– 5 a 10% dos casos, tem origem nos lóbulos que são responsáveis pela produção de leite materno e são chamados de carcinoma lobular.

– o risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração da amamentação;

O principal sinal da doença é o nódulo mamário endurecido, fixo e geralmente indolor. Outros sinais são:

– endurecimento de partes da mama;

– mudança na pele (retração ou aparência de “casca de laranja”);

– saída espontânea de líquido do mamilo;

– vermelhidão ou mudança na posição ou formato do mamilo;

– nódulo no pescoço ou nas axilas.

Lembrando que qualquer sinal pode significar outras coisas e não necessariamente câncer. O ideal é sempre consultar um médico.

A prevenção é o melhor caminho! #OutubroRosa