Sindicomerciários São Leopoldo | Negociações 2023: O que está sendo feito

Negociações 2023: O que está sendo feito

Desde o ano passado, o Sindicomerciários São Leopoldo e região já está atuando nos passos necessários para as negociações de 2023. Em novembro, foi publicado no jornal da cidade o edital de convocação dos trabalhadores da base para participar da assembleia, na qual a pauta de reivindicações é definida.

No final de novembro foi realizada a assembleia com os trabalhadores. Neste encontro, a pauta de reivindicações da categoria foi aprovada. Entre as demandas, o pedido de reajuste em 20% dos pisos e salários e a manutenção de todas as cláusulas já existentes em convenções anteriores, como auxílio creche, quinquênio, quebra de caixa, insalubridade sobre o piso da categoria, prêmios para domingos e feriados, entre outras conquistas, que somam cerca de 80 cláusulas. Essas reivindicações são levadas para a mesa de negociação com o sindicato patronal.

No início do mês de dezembro, o sindicato dos trabalhadores enviou a todos os representantes dos sindicatos patronais da base – São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Portão, a carta convite para a negociação, juntamente com os pedidos da categoria, aprovados na assembleia.

Nos primeiros dias de fevereiro, já deste ano, o sindicato dos trabalhadores protocolou junto ao MTE, a solicitação de reunião de mediação, com todos os sindicatos patronais, para dar início formalmente nas negociações para data base 01/04/2023. Até o momento, a entidade aguarda o MTE se manifestar com as datas desses encontros.

Para as negociações deste ano, os representantes dos trabalhadores estão otimistas. De acordo com Jader Luís Ferreira, vice-presidente do Sindicomerciários São Leopoldo, nos anos anteriores, em razão da pandemia, a classe patronal usou muito o argumentou da pandemia, que hoje se mostra controlada, sem nenhum tipo de restrição ao comércio, deixando de ser um fator que pese, contribuindo para um melhor ambiente de negociações. Neste ano, o cenário é outro, o Piso Regional já teve seu reajuste e a expectativa é conseguir melhorar os índices e conquistar mais benefícios para os trabalhadores do comércio da nossa região.