Sindicomerciários São Leopoldo | Hoje é nosso dia, comerciários!
2029

Hoje é nosso dia, comerciários!

Dia 30 de outubro é considerado o Dia do Comerciário, entretanto muitos não sabem a origem deste dia em que comemoramos as nossas grandes conquistas do passado e do presente, no qual permanecemos na constante luta pela manutenção e ampliação dos nossos direitos.

Em 1908, um grande número de trabalhadores criaram a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, na qual os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros uniram-se contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.

A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, às 10h, um punhado de caixeiros das ruas Carioca, Gonçalves Dias, Largo de São Francisco, Rua do Ouvidor e adjacências aglomerou-se no Largo da Carioca. O volume de gente foi aumentando até chegar o pessoal do Lloyd Brasileiro, da Costeira (que eram sócios da União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro), os Ferroviários da Central do Brasil, o pessoal da Ligth, os Bancários, os Professores e os Jornalistas, que foram juntando-se e marcharam para o Catete (palácio do Governo Federal).

Ao chegar ao Catete o grupo de Caixeiros tinha se multiplicado em 5 mil pessoas ou mais. Getúlio Vargas então presidente da Nação os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentando a jornada de trabalho, reduziu a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.

Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmos moldes.

O decreto-lei 4.042/32, foi publicado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 DE OUTUBRO é o “DIA DO COMERCIÁRIO”.

De lá pra cá, por meio das nossas convenções coletivas de trabalho, tivemos conquistas importantes para os trabalhadores da categoria, como auxílio-creche, quebra de caixa, quinquênio, insalubre sobre o piso, prêmio de domingo e feriado, entre outros.

E essa luta se renova, a cada ano, quando buscamos novamente, nas mesas de negociações com os sindicatos patronais, um reajuste salarial digno e mais direitos para a nossa categoria.

Um feliz dia para nós, que fazemos a roda da economia girar com o nosso trabalho.