Sindicomerciários São Leopoldo | 30 de Outubro – Dia do Comerciário
864

30 de Outubro – Dia do Comerciário

Neste 30 de Outubro, o Sindicomerciários São Leopoldo, através de sua diretoria, parabeniza todos os comerciários, profissionais que trabalham com carinho, dedicação e atenção todos os dias do ano para atender as nossas necessidades. Profissionais que fazem a roda da economia girar, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

Em defesa desta categoria, o Sindicomerciários São Leopoldo renova, nesta data, o compromisso de seguir lutando por mais direitos, valorização e dignidade. Parabéns, Comerciários!

Conheça a origem do Dia do Comerciário

Em 1908, no Estado do Rio de Janeiro, trabalhadores, como caixeiros, escriturários, guarda-livros e outros, criaram a União dos Empregados no Comércio do RJ. O coletivo foi fundado para combater os abusos e a escravidão a que eram submetidos os trabalhadores pelos comerciantes da época.

Em 1932, também no Rio de Janeiro, os comerciários membros da União e trabalhadores de outras categorias marcharam rumo ao Catete (palácio do Governo Federal) e exigiram do então presidente Getúlio Vargas melhorias nas condições de suas atividades. Neste memorável dia foi assinado o Decreto-Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentou a jornada de trabalho, reduzindo a carga horária escrava de 12 horas diárias para 8. Na ocasião, os trabalhadores também conseguiram garantir o descanso semanal remunerado aos domingos.

Os frutos dessa luta protagonizada pelos comerciários do Rio de Janeiro foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros. O Decreto-Lei 4.042/32 foi publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, por isso o dia dos comerciários é 30/10.